O mês de novembro é marcado pelas ações de prevenção contra o câncer de próstata. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), é o tipo de câncer mais comum entre os homens. Para reforçar as ações, o urologista do Espaço Saúde do Departamento de Medicina Preventiva do PHS Samaritano Saúde Dr. Orestes Mazzariol Júnior alerta sobre esse tipo de câncer.

“Como na grande maioria dos cânceres, nós não sabemos o que leva, porém, sabemos quais os grupos de risco de desenvolver câncer de próstata”. De acordo com o urologista, esses grupos são a raça negra e quando há antecedentes familiares pelo lado paterno. “Essas pessoas devem iniciar as consultas preventivas com o urologista aos 40 anos”, indicou. As demais, podem iniciar aos 50 anos.

O médico do Espaço Saúde ressaltou que a prevenção é fundamental para o diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura do paciente. “O câncer de próstata só vai dar sintomas quando ele estiver avançado. E aí, nossa chance de cura é muito pequena. Vamos controlar a doença, mas, não conseguir curá-la”, disse Dr. Orestes. Ainda segundo o Inca, 66 mil novos casos deverão surgir no triênio 2020-2022.

Campanha

Neste ano, o Novembro Azul está acontecendo em um momento de isolamento social causado pela pandemia do coronavírus. E além disso, ainda existe o tabu causado pelo exame de toque retal. É através dele que é possível diagnosticar o câncer de próstata. É justamente para combater esse tabu que foi criado o Novembro Azul.

“Graças à intervenção da mídia, os homens estão perdendo o preconceito de procurar o urologista para a detecção do câncer precoce dessa doença”, destacou o médico. Além do exame de toque retal, há também a realização de exames auxiliares como o de sangue (PSA) pedido pelo urologista.

Sintomas

O câncer de próstata pode causar sintomas como: aumento da vontade de urinar, sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil. No entanto, eles podem aparecer em estágios mais avançados da doença, com a ausência de qualquer alteração perceptível.

Prevenção

Além de realizar exames de tempos em tempos, outros hábitos podem diminuir os riscos do câncer de próstata e de muitas outras doenças. Mantenha uma alimentação saudável; pratique atividade física; mantenha o peso corporal adequado; não fume e evite bebidas alcóolicas.

No Guia Médico do PHS Samaritano Saúde é possível consultar a relação dos urologistas credenciados ao plano de saúde. Acesse www.samaritanosaude.com.br.