A campanha Janeiro Branco chama a atenção para os cuidados com a saúde mental, que está sendo ainda mais afetada em razão da pandemia do coronavírus. Os beneficiários do PHS Samaritano Saúde que estiverem precisando de atendimento, devem acessar o Guia Médico no site e buscar pelo profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra). Outra alternativa é a Medicina Preventiva. Nos Espaços Saúde de Americana, Campinas e Sumaré é possível buscar ajuda também.

A ANS (Agência Nacional de Saúde) destacou recentemente informações relevantes sobre saúde mental. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%).

“A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil”, informou a ANS.

Algumas ações estão sendo recomendadas para o enfrentamento dos desafios à saúde mental e atenção psicossocial no contexto da pandemia.

  • Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar;
  • Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;
  • Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);
  • Se você estiver trabalhando durante a epidemia, fique atento a suas necessidades básicas, garantindo pausas sistemáticas durante o trabalho (se possível em um local calmo e relaxante) e entre os turnos.
  • Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário)
  • Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;
  • Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;
  • Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional;
  • Busque fontes confiáveis de informação e reduza o tempo que passa assistindo ou ouvindo coberturas midiáticas.

Janeiro Branco

De acordo com a ANS, a campanha foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), em alusão às tradicionais comemorações das festas de fim de ano, quando as pessoas costumam realizar balanços das ações individuais e planejar, para o próximo ciclo de 12 meses, novas resoluções e metas.  De acordo com os idealizadores, de maneira simbólica, o primeiro mês do ano é reservado como uma “página em branco” para que novas práticas sejam reescritas, objetivando o bem-estar da saúde mental.