Desde o início da pandemia do Coronavírus temos lidado com um turbilhão de sensações, que inclui o medo de adoecer, ou de ver algum ente querido adoecer, a preocupação ao sair de casa, a frustração de cancelar compromissos e a incerteza de quando tudo isso vai passar.

Mas não se sinta só nessa! Diante de tantos desafios, a cabeça realmente entra em outra frequência, e isso está acontecendo com todo mundo. Viver em tempos de pandemia é também uma jornada mental. Por isso, os cuidados que devemos tomar não podem ser somente com o corpo. Vale ficar de olho nas emoções também.

Os sintomas de ansiedade estão presentes em diversos momentos da nossa vida, mas é quando eles se tornam desproporcionais em duração e intensidade que devemos encarar como um problema.

Diversos são os gatilhos que desencadeiam o estresse e os sintomas ansiosos ou depressivos. Estamos falando de uma realidade que ninguém esperava viver. E não se trata apenas da adaptação do trabalho para dentro de casa. Foi a nossa vida social a maior prejudicada.

Mas para lidar com tudo isso ao mesmo tempo, alguns hábitos podem ajudar a conservar a mente e corpo são. Manter a rotina de casa, do trabalho e de lazer organizada, ter o hábito de conversar com os amigos e familiares, cuidar do sono e manter uma alimentação adequada e saudável são partes das recomendações que vão ajudar a preservar a sua saúde mental.

 

Torne a atividade física como sua aliada: coloque o corpo em movimento!

– Alongue-se

– Dance

– Assista a aula on-line de Lian Gong toda terça-feira, às 9h30 pelo Facebook da Ramarante.

 

E lembre-se: O PHS Samaritano Saúde tem uma rede médica credenciada que inclui psicólogos e fisioterapeutas. E, no Espaço Saúde da Medicina Preventiva, também é possível lidar com essas situações de ansiedade e depressão. Em Campinas, o Espaço Saúde está localizado na Avenida São José dos Campos, 256 – Jardim Nova Europa. O telefone é 19 3238-7308. Já em Sumaré, o endereço é Rua Municipal Teodor Condiev, 1163 e o telefone 19 3883-7667.