Divulgação autorizada pela família

Novembro Roxo é o mês internacional de sensibilização à prematuridade. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro. E, no Hospital Samaritano Campinas – credenciado PHS Samaritano Saúde -, o tema foi debatido entre a equipe da UTI Neonatal e pais dos bebês prematuros que estavam internados na Unidade. As famílias receberam informações sobre os cuidados e desafios com o bebê prematuro.

Todos eles ganharam um quadro temático da Campanha com a foto do bebê, além de mimos especiais preparados com muito carinho pela equipe da UTI Neonatal. Um coffe break foi realizado para as famílias.

Segundo a OMS, são considerados partos prematuros quando um bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação. Entretanto, a prematuridade é classificada de acordo com o tempo em que o bebê permanece no útero. São considerados prematuros extremos bebês que nascem antes das 28 semanas (6 meses); muito prematuros os que nascem entre 28 e 31 semanas (7 meses) e os prematuros moderados que são aqueles que nascem entre 32 e 36 semanas de gestação (8 meses).

EQUIPE

Na UTI Neonatal do Hospital Samaritano Campinas , 40 colaboradores se dedicam aos cuidados dos prematuros. Esse cuidado conta com o sistema multiprofissional que envolve diversos especialistas como fonoaudióloga, psicólogo, fisioterapeuta e outros. A equipe preza pelo acolhimento das famílias ensinando inclusive o método canguru. O alto índice de alta hospitalar da UTI Neonatal é um dos motivos de orgulho para o Hospital.