O mês de dezembro traz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento do HIV, um vírus sexualmente transmissível que afeta o sistema imunológico, mas que se tratado adequadamente não evolui para a Aids.

A prevenção é a melhor ferramenta que há para evitar novos casos ou o adoecimento de pessoas com o vírus. Ela consiste em diferentes abordagens que vão desde as mais simples, como o uso de preservativos em todas as relações sexuais como também no diagnóstico precoce, um dos melhores métodos para tratar e fazer prevenção do HIV. É possível ter acesso gratuito aos métodos preventivos, além de testagem e tratamento.

A camisinha ainda é o método mais acessível e eficaz para a prevenção do HIV e deve ser utilizada em todas as relações sexuais. Outra medida de prevenção recomendada é a realização regular de testes para detecção do HIV. Hoje, existem testes rápidos que são realizados sem a necessidade de estrutura laboratorial. Eles são práticos, feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos. Com o resultado do teste em mãos, caso a pessoa esteja infectada, o tratamento é iniciado imediatamente.

Além da mobilização para as atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids, Dezembro Vermelho também traz informações e reflexão sobre as demais infecções sexualmente transmissíveis.

Acompanhe a seguir o vídeo palestra do médico do PHS Samaritano Saúde, Dr. Orestes Mazzariol Junior, sobre o tema.