O mês de novembro é marcado pelas ações de prevenção contra o câncer de próstata. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), é o tipo de câncer mais comum entre os homens.

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.

A cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. São também fatores de risco o histórico de câncer na família, o sobrepeso e obesidade.

Os principais sinais e sintomas são a dificuldade de urinar, a demora em começar e terminar a urinar, o sangue na urina, a diminuição do jato de urina e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.

Prevenção

Algumas mudanças de hábitos podem auxiliar na prevenção do câncer de próstata:  ter uma alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; praticar atividade física; não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

As informações têm por objetivo apoiar e informar sobre o câncer de próstata, mas não substituem, em hipótese alguma, a consulta médica. Em casos de suspeita, procure um médico especialista para avaliação. Acesse www.samaritanosaude.com.br.