O Dia Mundial do Rim, celebrado em 2023 no dia 09 de março, faz um alerta para a prevenção e conscientização para o diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), atualmente, uma em cada 10 pessoas no mundo é diagnosticada com a doença.

Especialistas informam que o rastreio da doença é feito pelo exame simples de urina (EAS) e pela dosagem da creatinina no sangue. A doença é progressiva e irreversível e, por isso, a importância do diagnóstico precoce para que assim, seja possível diminuir a velocidade de progressão.

De acordo com a SBN, a Doença Renal Crônica se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins. Por ser uma doença silenciosa nos estágios iniciais, ou seja, sem sintomas, acontecem muitos diagnósticos tardios.

É importante ficar atento aos sintomas da Doença Renal Crônica como a diminuição da produção de urina, presença de sangue, alterações na cor, cheiro e ardência ao urinar, cólica renal, febre, retenção de líquidos com inchaço nas pernas e pés, perda de apetite, entre outros. Se apresentar os sintomas mencionados, procure um especialista.

A prevenção acontece com a adoção de hábitos saudáveis que incluem a prática de exercícios físicos regularmente, uma boa alimentação e exames regulares.

Para saber quais os nefrologistas que atendem o nosso plano, acesse o nosso site e consulte o Guia Médico.