Dr. Jonas, cardiologista, demonstrando o polígrafo

Equipamento auxilia no diagnóstico de problemas no coração

O serviço de Cateterismo Cardíaco do Hospital Samaritano Santa Bárbara d´Oeste conta com um polígrafo da marca TEB e modelo SP12. O equipamento é utilizado para monitorizar, registrar e calcular parâmetros fisiológicos do paciente submetido a procedimentos de hemodinâmica, como o cateterismo cardíaco. O Hospital é credenciado PHS Samaritano Saúde.

De acordo com cardiologista intervencionista do Hospital Samaritano Santa Bárbara d´Oeste, Dr. Jonas Alves Garcia, aparelho é considerado um dos mais modernos do Brasil. “O Polígrafo SP12 é um sistema eletromédico computadorizado, para realização de procedimentos de Hemodinâmica, desenvolvido com a mais avançada tecnologia. Ele auxilia no diagnóstico”.  Ele é um aparelho que auxilia na gravação do eletrocardiograma, da atividade elétrica intracardíaca e das pressões das cavidades do coração dessa forma, tendo um maior controle dos procedimentos invasivos.

O polígrafo é um sistema composto por computador, monitores de vídeo, amplificador de sinais fisiológicos (interface com o paciente) e uma impressora a laser. Esses componentes são instalados em um console móvel para facilitar o transporte em caso de necessidade de deslocamento pela sala Hemodinâmica ou de controle. “Ele contribui para a melhora da qualidade e segurança do procedimento e amplia a realização do cateterismo em outras indicações como, por exemplo, avaliação das válvulas cardíacas (estenose e/ou insuficiência valvar Mitral e Aórtica). Favorecendo assim vários tipos de tratamento para o coração”, disse Dr. Jonas.

TECNOLOGIA

O serviço de Hemodinâmica do Hospital Samaritano Santa Bárbara d´Oeste conta também com a Tomografia de Coerência Óptica (OCT), procedimento minimamente invasivo para angioplastia coronariana que é um tratamento alternativo em relação à cirurgia aberta. Além do ultrassom coronariano (IVUS). “São tecnologias de ponta em exames complementares de imagens. Oferecemos o que há de mais moderno para diagnóstico e tratamento seguro do paciente”, completou o cardiologista intervencionista.

“O Hospital Samaritano Santa Bárbara d´Oeste é preparado e tem atendimento com a qualidade equivalente aos grandes centros de referência cardíaca da cidade de São Paulo”, destacou Dr. Jonas.