Primeiro bebê da UTI Neonatal teve alta após 16 dias de internação
O Hospital Samaritano Santa Bárbara d´Oeste – credenciado PHS Samaritano Saúde – quer ser referência no atendimento aos bebês prematuros. A UTI Neonatal já está em funcionamento. Equipada e com equipe altamente qualificada, o primeiro bebê a ser internado na UTI Neonatal se recuperou e teve alta após 16 dias de internação. Outros dois recém-nascidos também estiveram internados e tiveram alta.
“O atendimento é impecável e começa já na recepção. Todas as demais equipes como a da copa, hotelaria, limpeza, de enfermagem e médica são excelentes. Os funcionários são bem treinados e esse conceito de hotelaria é outro diferencial”, acrescentou.
A UTI Neonatal possui cinco leitos. Foram adotadas práticas de segurança que possibilitam resultados positivos na assistência aos bebês como: ausência de casos de infecção relacionado a Covid-19 no setor e fortalecimento dos processos de humanização.
“Nosso diferencial é a humanização. A mãe fica com o bebê e participa dos cuidados. Adotamos a posição canguru que é manter o recém-nascido na posição vertical apenas de fraldas em o contato pele a pele com a mãe. Tudo amparado e acompanhado por equipe treinada”, disse a chefe da UTI Neonatal, Dra. Mariana Polo. Além disso, na UTI Neonatal os recém-nascidos têm contato com os polvos feitos de crochê cujos tentáculos em espiral remetem ao cordão umbilical, sugerindo acalmar os bebês e evitar que puxem os fios de monitores e tubos de alimentação.
De acordo ela, os bebês fazem exames comuns além dos especializados como o teste do pezinho ampliado, teste genético como também ecocardiografia, ultrassom transfontanela e eletroencefalograma. “Tudo para rastrear possíveis doenças e garantir a melhor assistência aos prematuros”, disse Dra. Mariana. O atendimento na UTI Neonatal inclui também o apoio de outras especialidades médicas, fonoaudióloga e o incentivo ao aleitamento materno.
AMBULATÓRIO
Segundo a média responsável pela UTI Neonatal, em breve, o Hospital contará com um Ambulatório de segmento do prematuro. Essa assistência vai acompanhar durante um período todos os prematuros que tiverem passado pela UTI Neonatal. “É um diferencial e na região, não há esse tipo de atendimento”, garantiu.
ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER
O Hospital Samaritano Santa Bárbara d´Oeste tem um Centro de Atenção à Saúde da Mulher com atendimento ambulatorial com ginecologista, obstetra e mastologista. Além de acolhimento e atendimento às gestantes com programas de seguimento pós-parto.
As pacientes não precisam mais se deslocar para vários locais para ter atendimento. Dentro do Hospital é possível fazer as consultas de rotina ginecológica, de pré-natal, além de todo o acompanhamento da puérpera e do recém-nascido. Há ainda a realização de exames laboratoriais e de imagens como ultrassom, cardiotocografia e monitorização fetal além de acompanhamento e diagnóstico em relação às doenças da mama. No mesmo local de acolhimento e atendimento às mulheres, a gestante pode realizar o seu parto e tem toda a segurança de contar com a retaguarda da UTI Neonatal e Adulto.